segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Outro novo Dia dos Pais e minhas roupas continuam lá

Impressionante como nos apropriamos de certas regalias em momentos de nossa vida. Ontem, domingo do Dia dos Pais, lembrei-me do quanto gostava de presentear meu pai com um cartão pré-escolar ou uma camisa social de manga longa. Ah, como eram felizes aquelas datas. Dia das Mães também e todas aquelas outras datas que envolvem um contexto familiar.

Minha amiga Nadya Milano, nova dramaturga, me convidou para dirigir sua primeira peça para internet no projeto Teatro Para Alguém e sem querer, vendo ontem no Dia dos Pais, percebi o quanto sua escrita foi atual e sensível, pois não só aborda o cotidiano íntimo de uma relação entre pai e filho, como também o olhar, sob o ponto de vista da velhice que existe acima de tudo nos olhos do filho e nos restos de vida esparramados por uma cama de solteiro. O pai colocado em cheque se vê diante de uma afronta absurda, presenciar a infâmia de seu filho ao querer usá-lo como material de troca para suas necessidades. Nadya Milano me fez voltar a um universo que não existe só na ficção, existe no quarto ao lado em frente a minha porta, que é a responsabilidade de se respeitar o lar. O pai e a mãe.

Assista "Minhas Roupas" de Nadya Milano.

Ainda no contexto familiar, por acaso antes do convite de Nadya, também escrevi a peça "Algo a Dizer", colocando em voga a presença de um pai ausente que ao perder a memória provoca uma reação inesperada na boca de seu primogênito. Confira "Algo a Dizer" visitando a Sala de E-Star da casa do TPA no site http://www.teatroparaalguem.com.br/

E assim encerro essa jornada de louvor a família e parto para uma próxima, sempre investigando o melhor da natureza em sua cor laranja... Laranja abóbora!

2 comentários:

  1. Rafael, eu me senti privilegiada podendo contar com a sua direção. Você é uma das mais fofas criaturas que encontrei nos últimos anos. O sucesso é todo nosso!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da peça! Me fez parar pra pensar na relação que eu tenho com meus pais. amor, gratidão, aproveitamento, amizade, conveniência, dinheiro...

    ResponderExcluir

Oração para São Natalício – Edição nº 11 (Para ler consigo e ecoar)

Vista aérea do Museu Nacional após o incêndio, em setembro/2018.  Crédito Buda Mendes (Getty Images) Que sem palavras possamos reconhe...