segunda-feira, 20 de julho de 2009

Do mundo para alguém

Dentre as muitas novidades do mundo digital, certamente a atriz, diretora, autora e produtora Renata Jesion e seu marido, o fotógrafo, diretor de arte e cenógrafo Nelson Kao residentes em São Paulo, foram os inovadores de uma proposta impactante, indecente, renovadora, polêmica e muito melhor que download da temporada de sua série norte americana preferida. Trata-se do Teatro Para Alguém, que é um site dedicado para a difusão de espetáculos para internet. Sim! Isso mesmo! Teatro na Internet! E ao vivo!
Quer conhecer os cômodos da casa?

Quando essa proposta chegou ao meu conhecimento, via eternaorientadoramestredramaturga Marici Salomão durante as aulas do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council, do qual fui integrante na primeira turma, confesso que senti medo, afinal, se as peças de teatro já estão chegando na internet, o que seria de nós pobres produtores que acreditam na feitura ao vivo e neste contato do suor, da saliva e do perfume do intérprete com seu público? O que seria do teatro? Me recusei a ver o site! Onde já se viu uma coisa mais absurda e ultrajante dessas? Mas vi. E confesso... Gostei! Gozei! E assumi relutante, que a vida digital nos obriga a atualizar nosso tempo, ultrapassando fronteiras e descobrindo terrenos sólidos e ao mesmo tempo intangíveis.
O palco invadindo a internet, cria um novo espaço, que é a do espectador não presente, pois apesar de não podermos vê-lo em frente a câmera de gravação que transmite a cena ao vivo, podemos contar (em números) uma presença que se faz inesperada, pois a pessoa pode ter deixado o vídeo rolando e saído pra comer um hamburguer ou então está lá, fiel e inesperadamente presente. Para esse público, inesperadamente presente, que a internet avança em busca de um conceito que alie sua função prática de comunicação mundial com o que há de cada vez melhor e inovador para o internauta.

Inovador? Hum! Ah! Hum! Conheça a Grande Sala e confira a 1ª temporada da MiniemSérie incrível “Corpo Estranho” em http://www.teatroparaalguem.com.br/

Participar de um projeto como o TPA é uma experiência incrível, pois é questionadora de um tempo e parte em busca de uma linguagem a ser descoberta cada vez mais. O projeto intensifica ainda mais uma necessidade urgente de se pensar a nova produção teatral, que já transcendeu os palcos, a rua e chega à tela do computador com o intuito de divulgar e repensar como essa arte deve ser devolvida aos palcos.

Bom, o fato é que Renata Jesion convidou a 1ª turma do Núcleo de Dramaturgia para uma série de peças de Novos Autores e assim surgiram 12 peças curtas que entrarão em cartaz a partir desta sexta-feira, dia 24 de julho.

A primeiríssima será “ALGO A DIZER”, dramaturgia deste que vos fala. Realizando uma parceria incrível com o diretor, ator, arte-educador e consumidor Fernando Catelan; a excelente atriz e amiga inigualável Gisele Inácio; o ator de voz penetrante Marcos Medeiros e Iva Inez, mulher de presença forte e marcante na peça.

Sinopse: ALGO A DIZER apresenta um conflito enfrentado por dois irmãos que se vêem destinados a cuidar de um pai que perdeu a memória ao atravessar uma avenida. A peça ambienta um clima de (des)encontros familiares e a lembrança como conforto de um filho que não viveu ao lado de seu pai e de uma filha que guarda um segredo de infância à respeito deste mesmo homem. O caráter de um homem vazio, sem memória, é colocado em xeque pela fala de seus dois filhos e de uma mulher transeunte, testemunha de seu último olhar no atravessar da avenida.

Convido também para assistir em seguida, às 22h, “NECESSAIRE NA SÉ” de Marcello Jordan e nas próximas semanas as peças seguintes da série da 1ª turma do Núcleo de Dramaturgia Sesi – British Council.
Aliás, para conhecer mais deste projeto e os brilhantes autores envolvidos na 1ª turma acesse www.sesisp.org.br/dramaturgia

Ah e se não conseguir acompanhar no ao vivo da coisa, não tem problema, pois as peças continuam em cartaz no Porão da casa para quando você quiser acessar. Onde? Ah, não disse? É no http://www.teatroparaalguem.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oração para São Natalício – Edição nº 11 (Para ler consigo e ecoar)

Vista aérea do Museu Nacional após o incêndio, em setembro/2018.  Crédito Buda Mendes (Getty Images) Que sem palavras possamos reconhe...