terça-feira, 9 de novembro de 2010

Apenas uma idéia que me parece boa para se compartilhar, uma idéia de BOAL

Estudar para um concurso nos faz sentir renovados ao re-descobrir idéias já sentidas. O fato é que quando revividas tornam-se marcantes e por essa razão quero compartilhar um pequeno trecho que Augusto Boal traz em "Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas" na introdução da prática do Teatro como Discurso:

"Jorge Ishizawa dizia que o teatro da burguesia é o espetáculo acabado. A burguesia já sabe como é o mundo, o seu mundo, e pode portanto apresentar imagens desse mundo completo, terminado. A burguesia apresenta o espetáculo. O proletariado e as classes exploradas, ao contrário, não sabem ainda como será o seu mundo; consequentemente, o seu teatro será o ensaio e não o espetáculo acabado."

Tem dias que "o espírito de educador e de membro ativo que tem muito a colaborar para a mudança da sociedade" desperta em mim com uma força absurda.

Se esse cara não fosse importante para a EDUCAÇÃO, para o TEATRO, para a HISTÓRIA DO BRASIL e para o entendimento de uma DEMOCRACIA que se faz ativamente, ele não teria em seu nome as palavras AUGUSTO e nem BOA.


Oração para São Natalício – Edição nº 11 (Para ler consigo e ecoar)

Vista aérea do Museu Nacional após o incêndio, em setembro/2018.  Crédito Buda Mendes (Getty Images) Que sem palavras possamos reconhe...