segunda-feira, 20 de julho de 2009

Do mundo para alguém

Dentre as muitas novidades do mundo digital, certamente a atriz, diretora, autora e produtora Renata Jesion e seu marido, o fotógrafo, diretor de arte e cenógrafo Nelson Kao residentes em São Paulo, foram os inovadores de uma proposta impactante, indecente, renovadora, polêmica e muito melhor que download da temporada de sua série norte americana preferida. Trata-se do Teatro Para Alguém, que é um site dedicado para a difusão de espetáculos para internet. Sim! Isso mesmo! Teatro na Internet! E ao vivo!
Quer conhecer os cômodos da casa?

Quando essa proposta chegou ao meu conhecimento, via eternaorientadoramestredramaturga Marici Salomão durante as aulas do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council, do qual fui integrante na primeira turma, confesso que senti medo, afinal, se as peças de teatro já estão chegando na internet, o que seria de nós pobres produtores que acreditam na feitura ao vivo e neste contato do suor, da saliva e do perfume do intérprete com seu público? O que seria do teatro? Me recusei a ver o site! Onde já se viu uma coisa mais absurda e ultrajante dessas? Mas vi. E confesso... Gostei! Gozei! E assumi relutante, que a vida digital nos obriga a atualizar nosso tempo, ultrapassando fronteiras e descobrindo terrenos sólidos e ao mesmo tempo intangíveis.
O palco invadindo a internet, cria um novo espaço, que é a do espectador não presente, pois apesar de não podermos vê-lo em frente a câmera de gravação que transmite a cena ao vivo, podemos contar (em números) uma presença que se faz inesperada, pois a pessoa pode ter deixado o vídeo rolando e saído pra comer um hamburguer ou então está lá, fiel e inesperadamente presente. Para esse público, inesperadamente presente, que a internet avança em busca de um conceito que alie sua função prática de comunicação mundial com o que há de cada vez melhor e inovador para o internauta.

Inovador? Hum! Ah! Hum! Conheça a Grande Sala e confira a 1ª temporada da MiniemSérie incrível “Corpo Estranho” em http://www.teatroparaalguem.com.br/

Participar de um projeto como o TPA é uma experiência incrível, pois é questionadora de um tempo e parte em busca de uma linguagem a ser descoberta cada vez mais. O projeto intensifica ainda mais uma necessidade urgente de se pensar a nova produção teatral, que já transcendeu os palcos, a rua e chega à tela do computador com o intuito de divulgar e repensar como essa arte deve ser devolvida aos palcos.

Bom, o fato é que Renata Jesion convidou a 1ª turma do Núcleo de Dramaturgia para uma série de peças de Novos Autores e assim surgiram 12 peças curtas que entrarão em cartaz a partir desta sexta-feira, dia 24 de julho.

A primeiríssima será “ALGO A DIZER”, dramaturgia deste que vos fala. Realizando uma parceria incrível com o diretor, ator, arte-educador e consumidor Fernando Catelan; a excelente atriz e amiga inigualável Gisele Inácio; o ator de voz penetrante Marcos Medeiros e Iva Inez, mulher de presença forte e marcante na peça.

Sinopse: ALGO A DIZER apresenta um conflito enfrentado por dois irmãos que se vêem destinados a cuidar de um pai que perdeu a memória ao atravessar uma avenida. A peça ambienta um clima de (des)encontros familiares e a lembrança como conforto de um filho que não viveu ao lado de seu pai e de uma filha que guarda um segredo de infância à respeito deste mesmo homem. O caráter de um homem vazio, sem memória, é colocado em xeque pela fala de seus dois filhos e de uma mulher transeunte, testemunha de seu último olhar no atravessar da avenida.

Convido também para assistir em seguida, às 22h, “NECESSAIRE NA SÉ” de Marcello Jordan e nas próximas semanas as peças seguintes da série da 1ª turma do Núcleo de Dramaturgia Sesi – British Council.
Aliás, para conhecer mais deste projeto e os brilhantes autores envolvidos na 1ª turma acesse www.sesisp.org.br/dramaturgia

Ah e se não conseguir acompanhar no ao vivo da coisa, não tem problema, pois as peças continuam em cartaz no Porão da casa para quando você quiser acessar. Onde? Ah, não disse? É no http://www.teatroparaalguem.com.br/

domingo, 12 de julho de 2009

Sobre a necessidade de ser teimoso

Este não é um momento de escrita. Este é um momento de silêncio.
Como ficar tanto tempo sem escrever e precisar – mais do que nunca – voltar ao exercício da escrita como forma de expurgar todas aquelas idéias vencidas “mal” ditas e momentos bobos e insignificantes que vivemos e que acabamos nunca falando com ninguém e então percebemos que todos aqueles nós ficaram ali, grudados no corpo e na mente, tornando nosso cotidiano um misto de salada de abobrinhas com algum chiclete vencido de má qualidade.
Um amigo dias atrás me sugeriu, se você quer alguma coisa então seja teimoso com o que quer e assim, fatalmente conseguirá.
Se quiser engordar, então coma!
Se quiser ficar com pernas atléticas como a do Roberto Carlos – o jogador de futebol, não o Rei – então malhe!
Se quiser declarar para alguém o seu amor, então declare!
Concentrando na última frase, resolvi declarar meu amor.
Quem ler isso vai pensar, ele está apaixonado?
E o que respondo é não, pois eu sou um apaixonado por natureza, afinal como muitos que lêem esta postagem, sou humano, portanto sinto que é extremamente natural conduzir meu olhar para lugares em que sinto conforto e ao mesmo tempo ser surpreendido por meu inconsciente ao me fazer lembrar outros lugares apaixonantes que já vivi ou que estarão por vir.
Meus amigos mais íntimos me entendem quando digo que os amo, pois sabem que sair palavra como essa de minha boca é raro, porém preciosa.
Não podemos deixar essa palavra cair na banalidade, é preciso ser teimoso e não deixar ela lá, esquecida no pilar mais alto das trevas ou no limbo da banalidade. A palavra amor por si só já vem acompanhada de um tom que perpassa entre o vermelho, o azul, o verde, o amarelo e o laranja, pelo menos é assim que me sinto quando ouço a palavra em questão.
Ah, o amor! Outro dia disse para meu irmão o quanto o amava e que apesar de não dizer isso com freqüência, procurava transferir esse sentimento de alguma maneira.
Ah, o amor! É fácil amar. Difícil é não amar!
Que meus amores, nas pessoas de meus amigos, minha família e de meus amores saibam que este não era pra ser um momento de escrita, porém apenas e simplesmente É.

Oração para São Natalício – Edição nº 11 (Para ler consigo e ecoar)

Vista aérea do Museu Nacional após o incêndio, em setembro/2018.  Crédito Buda Mendes (Getty Images) Que sem palavras possamos reconhe...